A farinha e a inventora

Talvez você já tenha ouvido falar da multimistura!

É um enriquecedor alimentar, uma farinha composta por três alimentos base para qualidade nutricional do nosso dia a dia, que assim contribui significadamente para a promoção e sustentação da saúde: 70% de farelo, 15% de folhas verdes escuras, e 15% de semente.
É um item criado pra que qualquer pessoa possa fazer em casa, então os ingredientes utilizados são sempre aqueles mais acessíveis pro bolso e de maior valor nutricional!
Em capitais, por exemplo, onde a disponibilidade é grande, a melhor opção de todas é: folha de mandioca, farelo de arroz e gergelim. Também é possível substituir na mistura o farelo de trigo, folha de beterraba, folha e semente de abóbora, por exemplo, linhaça ou semente de girassol.

Senta que lá vem história…
Sobre o surgimento da Multimistura…

Bastante difundida pela Pastoral da Terra, a multimistura foi inventada pela Dra. Clara Brandão, quando ela trabalhava junto à produtores familiares em Santarém, Pará. Formada médica nutróloga, é filha de imigrantes japoneses e cresceu em uma chácara em Taboão da Serra, onde desde cedo aprendeu a plantar. Clara seguiu na luta pessoal, entre estudar e pagar contas, até que finalmente concluindo, já casada, na década de 70, foi pelo Brasil afora.

Criou primeiro o Centro de Educação e Recuperação Nutricional em Tocantins, rumando em seguida para Santarém, onde iniciou suas pesquisas sobre preparações alimentares regionais disponíveis, que hoje já duram então 40 anos. Lá, com a ONG SEARA, montou 13 creches que chegaram a atender 390 crianças. Nas trocas de conhecimentos locais, foi aperfeiçoando um cardápio escolar com muita variedade, alto valor nutritivo, de baixo custo e paladar regionalizado. Assim nasceu a Multimistura.

Em quatro meses, os cardápios, que podiam ser reproduzidos em casa elaborados junto com as famílias, recuperavam completamente crianças em situação de desnutrição aguda. A notícia se espalhou rapidamente e logo milhares de iniciativas autônomas de produção da multimistura pipocaram pelo Brasil. A maior difusão e distribuição gratuita foi pela Pastoral, mas aconteceu por diversos municípios e estados através de políticas públicas.

Comentários desativados.